A psicoterapia nessa fase tem objetivo de aumentar a capacidade de adaptação da pessoa adulta a determinada situação ou condição, assim como potencializar o seu funcionamento adaptativo nas mais diversas áreas da sua vida (ex., pessoal, familiar, profissional, social, etc.), de forma a promover a sua saúde psicológica.
A saúde psicológica designa, não somente a ausência de problemas psicológicos ou de doença mental, mas um estado de completo bem-estar em que a pessoa é capaz de se relacionar em termos pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais, sociais, tirando o máximo do seu potencial. Assim como, compreender-se interiormente e descobrir como se desenvolver em termos pessoais, lidar com as dificuldades, os problemas e desafios da vida diária.
O processo de psicoterapia também é um encontro de “si mesmo”, um espaço para repensar prioridades e novos sentidos, situações que na correria do dia-a-dia a maioria dos adultos não conseguem se permitir. Seus desejos e sonhos ficam adormecidos pelas responsabilidades e cobranças da vida adulta.